domingo, 26 de julho de 2009

Mentalização

"Uma das descobertas mais fascinantes que o Yôga nos proporciona é a de que temos o poder de tornar tudo aquilo que imaginamos em realidade. E a palavra poder não foi utilizada por acaso, uma vez que tem absolutamente tudo a ver com o Yôga.

Neste início de ano é muito natural que façamos projetos para os próximos meses... que pensemos naquilo de bom que pode se realizar... em tudo o que pretendemos conquistar. E isso é um excelente começo! Assim estamos criando moldes mentais e tornando claro a nós mesmos o caminho que devemos seguir.

É muito provável que você já tenha travado contato com o filme e/ou o livro O Segredo, que fizeram um tremendo sucesso no ano passado. O interessante é que tudo o que é dito lá nada mais é do que uma visão ligeiramente (ou não tão ligeiramente assim) fantasiosa das técnicas de mentalização utilizadas há milênios pelos praticantes de Yôga.

Realmente o processo de mentalização é muito fácil e muito eficiente. Mas para que ele realmente funcione são necessários dois pontos absolutamente fundamentais. São eles:

1. Constância
Escolha bem aquilo que você realmente quer, pois uma mentalização tem sucesso se você se dedicar a ela. Mentalize seu objetivo e faça isso todos os dias, de preferência no mesmo horário. Seja o mais preciso possível e mentalize tudo no presente. Mas mentalize insistentemente até alcançar sua meta.

2. Ação
Mentalizar é ótimo, mas se você não agir, tudo o que você criou na sua mente não sairá de lá. É preciso ação para trazer a mentalização para a realidade objetiva.

Para pensarmos no assunto, gostaria de lembrar uma história que o Instr. Thiago Duarte, da Uni-Yôga São Bernardo, me contou. Agora não me lembro se a história é verídica e peço desculpas ao meu amigo Thiago caso eu não lembre de todos os detalhes, afinal já faz muito tempo que eu a ouvi.

Um menino estava firmemente disposto a colocar à prova o poder da mentalização. Fixou o olhar em um lápis à sua frente e disse que faria o objeto se mover. Ficou imóvel durante um bom tempo, plenamente concentrado. Depois de uns bons minutos, uma menina inquietou-se com a situação e, dizendo que ele jamais realizaria tal proeza, pegou o lápis com sua mão. E o menino saiu aos berros: "Consegui! Consegui!"

Se você quiser se aprofundar nas técnicas de mentalização, sugiro que conheça o CD gravado por DeRose chamado Desenvolva sua Mente e que participe dos círculos de mentalização realizados em todas as Unidades Credenciadas pela Uni-Yôga. São os imperdíveis sat chakras."


Daniel Tonet
Diretor da Uni-Yôga Bueno - Goiânia / GO
daniel.tonet@uni-yoga.org.br

1 comentário:

Anónimo disse...

muito legal,
pois bem, eu já consegui se comunicar com meu gato pelo meu nivel de estado alfa e mentalização.
mas seria legal tbm treinar projeciologia

www.isabelashopping.blogspot.com