terça-feira, 20 de outubro de 2009

Osho e as anedotas certeiras



Perguntaram a Osho: Osho, como você consegue ter sempre a anedota certa no momento certo?

Vou responder com uma anedota.

Um rei, passando por uma pequena cidade, viu algo que acreditou serem as marcas de uma surpreendente pontaria. Nas árvores, nos celeiros e nas cercas, havia uma série de alvos, cada um com um buraco de bala bem no centro.

Ele não acreditava no que via. Tratava-se de uma pontaria soberba, quase um milagre. O próprio rei era um bom atirador, e conhecera muitos bons atiradores na vida, mas jamais vira algo assim. Ele pediu para ser apresentado ao atirador, que era, na verdade, um louco.

— Isso é sensacional! Como você consegue? — o rei perguntou ao louco. — Eu sou um bom atirador, mas nada se compara à sua arte e habilidade. Por favor, diga-me.

— É muito fácil, respondeu o louco, rindo —, eu atiro primeiro e desenho os círculos depois!



Entendeu? Eu escolho as anedotas primeiro e depois desenho os círculos! Sou como o louco.

Há outras pessoas que usam anedotas para ilustrar algum ponto teórico. Eu faço o oposto. Uso pontos teóricos para ilustrar anedotas.



Osho, em "A Música Mais Antiga do Universo"

www.palavrasdeosho.com

2 comentários:

Clay Datsusara disse...

esta gostei! o mundo muitas vezes funciona assim e nós, cegos pela ilusão, pensamos que há magia em tudo, quando na verdade os círculos vão sendo desenhados à medida que vamos cometendo os nossos erros e falhanços. Reciclagem! Nós somos o louco.

Isabela disse...

hehehehe:-D

www.isabelashopping.blogspot.com