quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Auto-estima

Estava a chover e ia a conduzir quando li a palavra auto-estima numa carrinha branca que ao que me pareceu, naquela fracção de segundos, pertencia a uma associação de solidariedade social. Captou a minha atenção aquela palavra tão diferente de todas as outras que utilizamos no nosso quotidiano. Auto-estima é o acto de estimar a nossa pessoa. Estimar, ter apreço, apreciar, respeitar, proteger, amar…hum… Dificil para quem aprende, impossivel para quem não sabe. Talvez seja fácil dizer que o caminho se faz caminhando, mas sei que nem sempre a bagagem é leve e nem sempre o percurso é alegre. A auto-estima, não é egoísmo e não é uma peça de roupa, é uma forma de ser e de estar. Sim, sem dúvida que a auto-estima é uma escolha. Fazer a escolha é que muitas vezes não parece uma opção.
Continuava a chover e estava frio, tipicamente Inverno. Por momentos senti-me sozinha ou talvez carente, não sei bem explicar qual foi o sentimento que me assolou. Abri um pouco o vidro do carro e senti o ar fresco e o cheiro da terra molhada que me faziam sentir em casa. Os meus pensamentos começaram a vaguear. Bom, na verdade tento não dar demasiada atenção as coisa que me incomodam. E quando isso significa um esforço, tenho sentimentos diferentes, opostos e estranhos, porque tão intensos e em espaços de tempo muito curtos.
A minha crença diz-me o que é importante permanece. Mas há a ilusão, que como uma droga, torna-nos inconscientes, indefesos e vulneraveis. E depois há aqueles momentos em que nos julgamos que possuimos coisas, momentos e outros. Há a falsa segurança, a falsa garantia.
Nas minhas reflexões percebo que tudo é importante.
Estava a estacionar quando reparei que já chove há alguns dias. Há tantos quantos os que chovem dentro de mim.
Saravá.
Isabela

2 comentários:

Vitto Vendetta disse...

tive em tempos uma amiga que lia livros dujo os titulos eram "Auto-ajuda", "Aumente a sua auto-estima" etc...

Nunca a compreendi muito bem, já que tinha tudo para ser uma pessoa confiante, tanto no aspecto físico como no mental, mas no entanto perdia-se por entre essas leituras... Um dia resolvi ler um pouco de um dos livros dela e cheguei á conclusão que a mim não me diziam nada, mas no entanto, pareciam estar a resultar no caso dela... Nunca padeci muito de falta de auto-estima, apesar de muitas vezes ter razões para isso, mas sempre me soube abstrair desses pensamentos, ora atraves da musica, ora atraves da leitura, e acho que resulta plenamente, muito mais do que qualquer livro de auto-ajuda...

Geralmente uma pessoa com muita auto-estima é considerada prepotente e "com a mania"...

Em certa parte concordo com esse catálogo, pois quando se abusa, seja do que se for, o resultado nunca é muito bom; mas tambem acho que uma boa dose de narcisismo nunca fez mal a ninguem, pelo menos no que toca á capacidade de saber medir a nossa inteligência, e isso é fácil, pois não faltam desafios no dia-á-dia...

e uma dessas maneiras pode ser escrever num blog eheheh

muito bom post

parabens!

PS . A minha linguagem vai conforme o estado de espírito, no post no meu blog estava deveras irritado com o mundo, neste momento estou estagnado ehehe mas posso deixar um caralhito ou um foda-se por aqui tambem :p

FabioFerreiraCS disse...

Oi , parabéns pelo blog ! Muito atrativo ! Estou começando a criar o meu tambem ! Minha intenção é levar o homem a acordar de um sono tão silencioso o qual nem ele mesmo sabe que está vivendo ! Para que desperto , possa ser tornar um ser humano melhor, mais consciente, mais humano! Sempre é bom partilhar. Gostei muito do seu site. Abraços.

http://despertadosono.blogspot.com/

www.isabelashopping.blogspot.com